O exercício apresenta resultados quantitativos e qualitativos de um corpus constituído por textos de artistas contemporâneos, publicados em dez catálogos de uma premiação voltada a jovens artistas entre 2010 e 2019. A análise identificou diferentes tipologias textuais (descritivas, narrativas, dissertativas e injuntivas) e formas de escrita (poesia e prosa), com o objetivo de delinear um panorama de repetições lexicais e suas interações linguísticas e visuais. As palavras recorrentes nesses catálogos foram examinadas em termos de frequência absoluta, em descrições e repetições que permitem refletir sobre seu funcionamento nos textos de artistas. A compilação foi organizada a partir de unidades linguísticas (palavras, locuções, expressões idiomáticas etc.), agrupadas segundo equivalências de significado e determinadas funções semânticas, lexicais, morfológicas e sintáticas.
O trabalho foi apresentado em formato de comunicação oral e, posteriormente, publicado em resumo nos anais da I Jornada de Estudos Linguísticos da Universidade Estadual de Alagoas.
Repertório
Coleta e análise de corpus textual em softwares de processamento linguístico (Iramuteq e R), com sistematização dos dados em frequências e categorias semânticas. Os resultados foram apresentados em formatos audiovisuais diversos: slideshow, vídeos demonstrativos e projeções em dimensões variáveis.
2019-2020