A prancha botânica consiste em uma ilustração utilizada para auxiliar na identificação e estudo de espécies vegetais. Essas pranchas apresentam informações detalhadas sobre a morfologia, fisiologia e outros aspectos das plantas, frequentemente acompanhadas de nomenclaturas e descrições científicas. Este trabalho investiga pranchas botânicas encontradas em herbários, livros, compêndios e publicações dos séculos XV, XVIII e XX, com base em uma seleção de obras raras pertencentes a coleções nacionais e internacionais. A pesquisa foi conduzida por meio de visitação a bibliotecas, coleções e acervos especializados. Com uma abordagem cronológica, a análise destaca ilustrações botânicas específicas e examina como essas imagens influenciaram os métodos de ilustração de plantas a partir do conhecimento científico.
Esta pesquisa foi realizada com base nos acervos da Peter H. Raven Library, do Missouri Botanical Garden (EUA), da Biblioteca Digital del Real Jardín Botánico de Madrid (Espanha), do Getty Research Institute e das Smithsonian Libraries and Archives (EUA). Além disso, foram consultados arquivos brasileiros, como os da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da Biblioteca Digital Luso-Brasileira e da Biblioteca Nacional. Os resultados das investigações foram aceitos e serão publicados em dois capítulos do e-book Ciências, Artes e Humanidades, organizado pelo Núcleo de Humanidades do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Prancha Botânica
Vídeo 14:06'
Pesquisa apresentada em formato de artigo científico, dividida em dois capítulos do e-book Ciências, Artes e Humanidades, organizado pelo Núcleo de Humanidades do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
2024-em processo