sergio augusto medeiros (1993) é artista visual com pesquisa situada nos espaços simuláveis da autoria, muitas vezes, decorrentes de intervenções específicas em linguagens que fornecem suportes para montagens de projetos, instalações, websites, publicações, textos, apresentações, dentre outros. Em diálogo com formatos predefinidos, interroga a legitimidade com recursos metalinguísticos que se compõem como apropriações de funções
dominantes que estruturam a compreensão do conhecimento artistíco, científico, histórico e linguístico. Atualmente, é doutorando em artes visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais e reside em Belo Horizonte.
O ambiente da publicação científica é constituído por diversas categorias e são editadas em unidades físicas sucessivas com designações numéricas ou cronológicas, destinadas à continuação. Uma forma de publicar, prioritariamente, os resultados de pesquisas em formato de artigos originais. Também, o gênero artigo é a principal seção de periódicos científicos, no entanto, há a ocorrência de outros gêneros, como resenhas, relatos de experiência, informes científicos e notícias. Na formatação de publicação digital, os artigos são estruturados em websites (sítios virtuais). Periódico recupera a investigação de Hugo Gernsback (1884-1967), que consiste na feitura do primeiro capacete construído para efeitos de concentração, inicialmente, chamado de The Isolator (1925). A partir da ideia de Gernsback, foi desenvolvido uma tradução do suposto conteúdo da revista Science and Invention (1920-1930), composta de registros, dados e informações, na qual, incorporou-se palavras estrangeiras, normalmente, usadas e grafadas em itálico para uma única formatação, sem marcações. Na triagem, foram determinados os parâmetros de concentração e distração, sendo eles: tempo de permanência, estabilidade e tolerância. O tempo de permanência indica a persistência e resistência do leitor à concentração, categorizado como curto e longo. A estabilidade e tolerância são índices de repetição ao acesso às páginas e hiperlinks. Periódico foi produzido por meio do Programa de Fomento Cultural, Bolsa de Fomento à Criação UFMG, apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e ficou disponível online por tempo determinado.
periódico, 2020-2021
web-site, revista de artista e pôster digital
apresentação em evento científico







