top of page

No exercício de grifar como instrumento de leitura, o trabalho investiga assuntos relacionados à réplica de monumentos, especificamente de um grupo de esculturas atribuídas ao Antônio Francisco Lisboa (Ouro Preto, 1730-1814). Detectando a formação de um sistema de moldes reconstruído temporalmente, foi desenvolvido uma espécie de inventário com réplicas analisadas em diferentes localidades de Minas Gerais, utilizando o métodos de catalogação e verificação destinado à esculturas. Interdisciplinar, a pesquisa apresenta relações entre bibliografias e marca informações que presenciam um tipo de forma, que, por consequência, parece ser autônoma, pública e autogeradora.

Esta pesquisa foi conduzida na Coleção de Réplicas e Obras de Arte Mundiais, no Laboratório de Fotodocumentação Sylvio Vasconcellos do Museu da Escola de Arquitetura (UFMG). Em 2022, o projeto foi exibido na exposição individual homônima, selecionado pelo edital de ocupação da Galeria Nello Nuno, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). O trabalho também foi apresentado no I Congresso Estudos da Paisagem, Patrimômios em Silêncio, Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

In the exercise of highlighting as a reading instrument, the work investigates subjects related to the replication of monuments, specifically a group of sculptures attributed to Antônio Francisco Lisboa (Ouro Preto, 1730-1814). By detecting the formation of a temporally reconstructed mold system, an inventory was developed with replicas analyzed in different locations in Minas Gerais, using cataloging and verification methods intended for sculptures. Interdisciplinary, the research presents relationships between bibliographies and marks information that witnesses a type of form, which consequently appears to be autonomous, public, and self-generating.

This research was conducted in the Collection of Replicas and World Artworks at the Sylvio Vasconcellos Photodocumentation Laboratory of the School of Architecture Museum (UFMG). In 2022, the project was exhibited in the eponymous solo exhibition, selected by the occupancy notice of the Nello Nuno Gallery, promoted by the Ouro Preto Art Foundation (FAOP). The work was also presented at the 1st Congress on Landscape Studies, Silenced Heritages, Federal University of Alagoas (UFAL).

galeria Nello Nuno OuroPreto
aleijadinho

Marca-texto

2019-2022: Instalação - caneta marcadora sobre fotocópias, apresentação em congresso e resumo expandido.

Exposição individual na Galeria Nello Nuno, em Ouro Preto (MG).

bottom of page