Este estudo aborda imagens científicas históricas do cérebro humano, explorando representações anatômicas por meio de páginas de livros antigos, ilustrações médicas, gravuras e outros registros visuais provenientes de acervos raros e arquivos científicos. Inspirada nos clássicos compêndios anatômicos, a disposição das imagens dialoga com os cortes e eixos anatômicos que definem diferentes perspectivas e dimensões do cérebro. Assim como os planos coronal, sagital e transversal permitem compreender as complexidades tridimensionais dessa estrutura, a encadernação do livro projeta a divisão entre os hemisférios esquerdo e direito, materializando essa bipartição.
Este trabalho foi apresentado em formato de comunicação no 13º Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais, 1º Seminário Internacional de Pesquisa em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), evento intitulado "Corporalidades em Transição: As Artes do Corpo e o Corpo nas Artes".
Com o exercício de priorizar materiais científicos relacionados ao cérebro humano em diferentes períodos, tornou-se necessário expandir o escopo do projeto. Assim, deu-se início a uma coleção de atlas anatômicos do corpo humano, publicados a partir de 1960 e adquiridos em mercados de pulgas. Trata-se de uma coleção extensa, ainda em estágio inicial de desenvolvimento, formada por meio de métodos de busca e seleção que priorizam imagens produzidas com diferentes técnicas de impressão.
Aula de Anatomia
Livro de artista resultante de um processo de busca, seleção e reorganização de imagens, com encadernação em brochura de dobra central (29 cm x 21 cm). As imagens anatômicas do cérebro foram estrategicamente posicionadas para que a divisão coincida com a linha de encadernação, e a impressão foi realizada a laser em papel offset 150g com tiragem de 30 exemplares
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