O termo "não identificado" é frequentemente empregado para descrever algo que não foi reconhecido, classificado ou categorizado, especialmente em arquivos, documentos ou etiquetas. Ele pode se referir a algo que não foi possível identificar adequadamente - seja um objeto, uma pessoa ou qualquer outro elemento mencionado no documento. Isso pode indicar uma falta de informações suficientes, ambiguidade ou incerteza sobre a identidade ou natureza do objeto em questão. Com o intuito de investigar métodos arquivísticos atrelados a esse contexto, a pesquisa foi dividida na busca e análise de fotografias sem autoria e de autores não identificados por meio de uma revisão e na construção de conjuntos fotográficos catalogados pelos arquivos selecionados. Para isso, são utilizados algoritmos de busca, os quais varrem os sistemas informatizados das instituições em busca das fotografias, nas bases de dados consultadas, que possuem como escopo as imagens possivelmente relacionadas
O projeto foi iniciado no Arquivo Público Mineiro, dedicado a fotografias referentes a termos de busca específicos de autores não identificados, o qual recebeu reconhecimento ao ser contemplado com o XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia. Posteriormente, o projeto expandiu seu escopo, abrangendo uma variedade de termos de busca e temáticas, mantendo o foco na identificação de arqruivos não identificados.
Arquivo Público Anônimo
2021-2024: Busca, análise e apropriação de fotografias de autores não identificados em arquivos públicos brasileiros. Digitalização de fotografias, vídeos e documentação. Dimensões variáveis. Um agrupamento inicial do projeto, contemplado pelo XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, foi disponibilizado em um website e ficou disponível online por tempo determinado.