top of page

Projeto desenvolvido a partir do Álbum da Seção de Botânica do Museu Paulista e suas dependências, publicado em 1925 pelo botânico Frederico Carlos Hoehne (1882–1959). Produzido como documento institucional, o exemplar reúne 218 fotogravuras, zincografias e cinco tricromias que retratam instalações científicas, hortos experimentais e espécimes vegetais. As fotografias foram reorganizadas para compor um ensaio visual que parte desse volume para a construção de uma nova narrativa documental, a qual investiga as espécies citadas, os métodos de classificação botânica e o contexto histórico da época. Na sequência, o projeto se estende a outros volumes publicados por Hoehne sob a denominação de álbum, ampliando a pesquisa e delineando um panorama mais abrangente de sua produção científica no campo da botânica brasileira do início do século XX.

A pesquisa foi desenvolvida com base no acervo bibliográfico do Instituto de Pesquisas Ambientais, na consulta ao exemplar catalogado na Biblioteca de Fotografia do Instituto Moreira Salles (IMS Paulista) e em exemplares adquiridos ao longo do projeto.

IMG_08967.jpg

Álbum da Seção

Ensaio visual desenvolvido a partir das fotogravuras do Álbum da Seção de Botânica do Museu Paulista (1925), com recorte, catalogação científica e pesquisa documental. Impressão em papel fotossensível 10x15cm cada. 

2025-

bottom of page